sexta-feira, 19 de maio de 2006

Viseu prepara-se para a 1ª beatificação na história da diocese

.....Madre Rita é para a congregação Instituto Jesus Maria José, definida como uma mulher de fé, de trabalho e de preocupação com os outros. A irmã Madalena Frade, colaboradora directa do Bispo de Viseu para o processo da candidata que está a ser proposta aos altares, acrescenta ao perfil “um modelo feminino, de coragem, de entusiasmo”, sendo “a esperança o maior timbre dela”.Madre Rita de Jesus, natural de Ribafeita, vai ser beatificada, na tarde do dia 28, no Adro da Sé de Viseu, durante uma cerimónia que vai contar com milhares de pessoas. Nesta altura, estão a ser organizadas excursões em Lisboa, no Porto, em Espinho, nas Dioceses de Aveiro, de Coimbra, da Guarda e em outros pontos do país. “Virá gente de todo o lado, as irmãs religiosas têm casas em Portugal, em Moçambique e no Brasil. È um acontecimento internacional”, sublinhou o Bispo, D. António Marto, numa recente entrevista ao Jornal do Centro A organização admite participarem na cerimónia milhares de pessoas. Trata-se do primeiro caso de beatificação na história de 200 anos da diocese de Viseu e a máquina já está a funcionar.A organização tem vindo a trabalhar intensamente na preparação do acto, desde o início do ano. D. António Marto nomeou uma comissão de apoio, constituída por padres da diocese e alguns voluntários. Um grupo de escuteiros coordena a concentração de mais de 300 escuteiros da região para colaborarem no interior e no exterior do recinto. “Vamos ajudar a instalar as pessoas, apoiar idosos, acompanhar crentes que eventualmente se sintam mal, até à ambulância, fazer chegar água e colaborar no momento do ofertório da missa”, revela Francisco Neves, presidente do Conselho Fiscal Jurisdicional da Junta Regional.
.....PSP avalia necessidades. Mesmo sendo “uma cerimónia que não levanta preocupações especiais” como admite o comandante da PSP de Viseu, Constantino Ramos, o comando tem vindo a fazer visitas à zona da cidade onde se vai desenrolar a cerimónia “para avaliar as necessidades e adequar o dispositivo”. Para já, Constantino Ramos confirma um reforço de agentes do exterior nesse dia, que inclui uma unidade de reserva da direcção nacional.O trânsito é uma das situações que se avizinha problemática. Os acessos à zona histórica vão estar cortados, haverá indicações de zonas de estacionamento, mas a polícia sabe que a tarefa é difícil de gerir. Na rua vai haver agentes a trabalhar à civil “com a função de procurar indivíduos referenciados” e “evitar situações de determinado tipo de criminalidade”.
.....Cidade engalanada. Enquanto as forças vivas estudam formas de tornar o acto de beatificação um momento único na história da diocese e da região, enquanto o comércio se mobiliza, a cidade vai demonstrando alguma expectativa. “Acho que o momento é de grande expectativa, de alegria e de esperança para a Igreja. É esse sentimento que me têm transmitido”, confirma Madalena Frade.Para a postuladora da causa, “uma beatificação não é apenas um acontecimento religioso. É um acto cultural, social e um acontecimento histórico e a cidade está a sentir isso”, conclui.
...
In "Jornal do Centro" ed. 218, 19 de Maio de 2006

1 comentário:

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»