
sexta-feira, 26 de maio de 2006
Gás espanhol... mais barato 40%

quarta-feira, 24 de maio de 2006
sexta-feira, 19 de maio de 2006
Há um ano
Canas de Senhorim com posto de pagamento de água
Albertino Figueiredo, de Oliveirinha para o mundo dos selos em Espanha

Viseu prepara-se para a 1ª beatificação na história da diocese
quarta-feira, 17 de maio de 2006
Liga dos Campeões
Paixão no palco de Paris.
Se Paris é a cidade do romance, então os amantes do futebol terão oportunidade de presenciar uma demonstração pública de afecto na noite de quarta-feira, quando FC Barcelona e Arsenal FC medirem forças na final da UEFA Champions League, que terá como palco o Stade de France.

Borgan substituído:
O árbitro assistente Ole Hermann Borgan foi substituído por um seu compatriota para a final da UEFA Champions League, entre o FC Barcelona e o Arsenal FC.
O Comité de Arbitragem da UEFA decidiu que o norueguês será rendido pelo compatriota Arild Sundet, que irá viajar da Noruega para Paris na manhã de quarta-feira. A decisão surge após a publicação num jornal local de uma fotografia de Borgan com uma camisola do Barcelona. A equipa da arbitragem para a final é agora composta pelo juiz Terje Hauge, pelos assistentes Sundet e Steinar Holvik, com Tom Henning Øvrebø como quarto árbitro.
terça-feira, 16 de maio de 2006
Lista de Convocados


QUIM (Benfica) - guarda-redes 30 anos - 24 internacionalizações
BRUNO VALE (Estrela da Amadora) - guarda-redes 23 anos - 1 internacionalização
PAULO FERREIRA (Chelsea) - defesa 27 anos - 29 internacionalizações - 0 golos marcados
MIGUEL (Valencia/Espanha) - defesa 26 anos - 26 internacionalizações - 1 golo marcado
RICARDO CARVALHO (Chelsea) - defesa 28 anos - 22 internacionalizações - 1 golo marcado
FERNANDO MEIRA (Estugarda) - defesa 27 anos - 28 internacionalizações - 2 golos marcados
MARCO CANEIRA (Sporting) - defesa 27 anos - 13 internacionalizações - 0 golos marcados
RICARDO COSTA (FC Porto) - defesa 24 anos - 2 internacionalizações - 0 golos marcados
NUNO VALENTE (Everton) - defesa 31 anos - 22 internacionalizações - 1 golos marcados
PETIT (Benfica) - médio 29 anos - 34 internacionalizações - 3 golos marcados
COSTINHA (????) - médio 31 anos - 42 internacionalizações - 2 golos marcados
TIAGO (Olympique Lyon) - médio 25 anos - 20 internacionalizações - 0 golos marcados
MANICHE (Chelsea) - médio 28 anos - 29 internacionalizações - 4 golos marcados
DECO (Barcelona) - médio 28 anos - 33 internacionalizações - 2 golos marcados
LUÍS FIGO (Inter de Milão)-médio 33 anos-118 internacionalizações-31golos marcados
CRISTIANO RONALDO (M. United) - avançado 21 anos - 30 internacionalizações - 11 golos marcados
SIMÃO (Benfica) - avançado 26 anos - 41 internacionalizações - 6 golos marcados
PAULETA (Paris Saint-Germain) - avançado 33 anos - 80 internacionalizações - 43 golos marcados
NUNO GOMES (Benfica) - avançado 29 anos - 53 internacionalizações - 23 golos marcados
HÉLDER POSTIGA (Saint Étienne) - avançado 23 anos - 22 internacionalizações - 9 golos marcados
domingo, 7 de maio de 2006
Feliz dia...MÃE
sábado, 6 de maio de 2006
G.D.R.

Foi ontem realizada a assembleia geral do G.D.R. com um dos seguintes pontos.
Eleição dos corpos gerentes para o biénio 2006-2008.
Com grande surpresa minha, e ao contrário dos rumores que por aí circulavam, não apareceu nunhuma lista, a actual direcção tomou então a iniciativa de se candidatar novamente apenas e só, pela inexistência de uma outra lista, a necessidade do G.D.R. iniciar a sua preparação para a nova época um pouco mais cedo do que o normal, devido á participação na Taça de Portugal que terá inicio a 21 de Agosto (salvo erro), não seria possível, tal como em anos anteriores, adiar e tornar a adiar uma tomada de posse por parte de qualquer direcção.
Foi ainda afirmado por parte da actual direcção (antes da apresentação da lista), de que ninguém deveria ter medo de pegar as rédias do clube neste momento, pois o clube até á data encontra-se de boa saúde, financeira e desportivamente.
O G.D.R. de Canas de Senhorim, obteve este ano, resultados nunca antes atingidos, pela 1ª vez na história deste clube, irá ter a participação na Taça de Portugal, após 27 anos voltou a ser campeão de série em um escalão juvenil, e luta ainda pela subida á 1ª divisão distrital.
Resta-me desejar as maiores felicidades e um bom trabalho a esta direcção, e que façam com que as próximas épocas sejam mais uma vez históricas.
Porque choram os teus olhos? ...diz... Porque tens medo do mar?
Mas quem se rala!?
Já nada me salvará do meu recanto egoísta.
Desespero?? Não só desespera quem se
apercebe da fria realidade.
Estou num quarto escuro e sem portas!
Tirem-me daqui, estar aqui maoa.
Vivo e sobrevivo... aliás... aguardo vivendo.
Espero que alguém se rale.
Quero ser salvo e salvar alguém
... Será esse o meu propósito?
Não desespero, apenas espero... espero...
sinto-me preso na minha própria insignificância.
Preciso de me libertar...
Melhor do que King-Kong

sexta-feira, 5 de maio de 2006
Brincando às gasolineiras
.....A Exxon-Mobil, a maior companhia petrolífera mundial, anunciou hoje lucros anuais no valor de 10 biliões de dólares – um recorde absoluto entre as empresas norte-americanas.
.....Nada mal, quando o principal motivo apontado para a meteórica subida dos preços da gasolina e gasóleo é a escassez de oferta no mercado mundial… O consumidor final (EU!!!) que suporte a “crise” do sector…
(Já agora: parece que os rapazes da Exxon se contam entre os conselheiros do presidente Bush para as questões ambientais, e mais especificamente sobre o Protocolo de Quioto!)
A onda de assaltos armados a postos de abastecimento está a deixar os gasolineiros à beira de um ataque de nervos. O Governo admite a existência de um problema, até porque foi já largamente ultrapassado o total de roubos de todo o ano passado, e vai criar, com as forças policiais e o sector, um grupo de trabalho de onde sairão medidas de segurança.
Pudera…. Com o preço a que estão os combustíveis!
Se o gasóleo estivesse a 45cts, a gasolina S/C 95 a 50 cts e a S/C 98 a 55cts o litro, os assaltos baixariam mais de 80%
Digam a verdade. Vocês gostam é de ser assaltados!
quinta-feira, 4 de maio de 2006
Ao preço da Gasolina... mais vale eléctricos
quarta-feira, 3 de maio de 2006
Insecto Célebre

......Anos40....................Anos50....................Anos90
.....Baseado numa revista que tenho por hábito adiquirir «MAXMEN», este mês para além da bela Diana Chaves pude observar que a tão conhecida VESPA nasceu há 60 anos.
.....Enrico Piaggio presidia a empresa fundada por seu pai quando a Segunda Guerra Mundial acabou. Era tempo de Europa destruída física e financeiramente.O mais europeu de todos os veículos de duas rodas nasceu na Itália para ser barato, funcional, econômico, robusto e, claro, charmoso e elegante. Além disso, deveria também ser fácil de pilotar por todos, não sujar as roupas do condutor e ainda levar um passageiro.
.....A popularidade da VESPA nestes 60 anos existência deve-se contudo, á solução encontrada pelos engenheiros (então) aeronáuticos, que a dotaram de uma suspensão dianteira idêntica à de um trem de aterragem e de uma carroçaria que protege as pernas do condutor.
Foi batizado com o nome de um insecto, em alusão ao barulho do seu motor dois-tempos com ventoinha de arrefecimento: Vespa
As vespas são insectos pertencentes à ordem Hymenoptera
História do Basquetebol

.....James Naismith foi o grande inventor do basquetebol, sendo o mais novo dos grandes jogos mundiais. Foi inventado por um professor canadiano em 1891, na YMCA Training School, agora Springfield College (no estado norte-americano de Massachussetts). James Naismith procurava algo que «entretivesse» e divertisse os seus alunos durante os meses de Inverno. A ideia era criar um jogo colectivo que pudesse ser praticado num recinto fechado e não fosse violento. É que os tempos mudavam e os alunos começavam a aborrecer-se das tradicionais aulas de ginástica.
«A invenção do basquetebol não foi um acidente. Foi desenvolvido para dar resposta a uma necessidade. Aqueles rapazes jamais jogariam o jogo do lenço», Naismith contou toda a sua história, num livro escrito 43 anos depois.
A primeira ideia foi combinar elementos dos vários jogos já existentes. Começou por modificar o futebol americano, tornando-o menos violento. Habituados a atirarem-se para os seus adversários com toda a sua força, acharam esta versão "soft" uma verdadeira «piada»... Naismith tentou, então, o futebol. Dentro do ginásio, os alunos usavam sapatilhas. Agora, imagine-se como foi o primeiro confronto... passado no posto médico, depois de muitas «biqueiradas» e algumas janelas partidas. Até que, James Naismith concluiu que tinha de inventar algo completamente inovador: «percebi que um indivíduo é fortemente influenciado pela tradição e que qualquer tentativa de modificar jogos já conhecidos seria sempre um fracasso. Tornou-se para mim evidente que era necessário um novo princípio». É nesta fase da história que surgem os cestos de colheita de pêssegos (o que é que um cesto para guardar pêssegos tem de diferente de um para maçãs? Não se sabe, mas a verdade é que é assim que reza a história em todas as versões consultadas). Naismith pensou em introduzir uma bola em buracos suspensos no ar, de modo a dificultar a sua defesa. Pendurou dois dos referidos cestos de fruta em paredes opostas e pôs os seus alunos em confronto, nove de cada lado. O objectivo era encestar a bola no lado contrário e não deixar os adversários marcar no seu cesto. Foi o primeiro jogo de basquetebol e o fim das monótonas aulas de Inverno. Não podiam «biqueirar» a bola ou «agredir» os adversários, mas a verdade é que o novo jogo entusiasmou os estudantes. Regras bastante diferentes das actuaisAo mesmo tempo, o professor elaborou as primeiras 13 regras em Dezembro de 1891 em Springfield, Massachussetts. Estas regras originais foram publicadas em Janeiro de 1982 no jornal escolar do Springfield College, "The Triangle". Entretanto, como os cestos tinham fundo, precisavam de ir, com a ajuda de uma escada, buscar a bola. O ritmo do jogo era, por isso, constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado, vertia o cesto e a bola caía no chão. Só numa fase posterior é que o fundo foi retirado, permitindo uma maior dinâmica da partida.
Naismith pretendia encontrar uma actividade nova que despertasse o interesse dos seus alunos, e as sua reflexões sobre esta matéria levaram à definição de alguns princípios, nos quais ainda hoje cento e tal anos depois se baseia a prática desta modalidade. Eles são:
1º princípio: a bola é grande esférica e jogada com as mãos;
2º princípio: todos os jogadores se podem deslocar livremente no terreno;
3º princípio: não é permitido correr com a bola nas mãos;
4º princípio: as equipas jogam juntas no terreno, mas são proibidos os contactos entres os jogadores;
5º princípio: o cesto é horizontal e elevado, de pequenas dimensões, para que se privilegie as qualidades de lançamento em perjúrio da força e da potência.
Quando o jogo do basquetebol surgiu, os cestos eram nada mais nada menos do que cestas de frutas, nas quais a bola entrava e ficava lá dentro. Mas cedo se percebeu que isto tinha de ser alterado pois o jogo estava muito parado, foi assim que Naismith decidiu retirar o fundo das cestas para tornar o jogo mais rápido e mais atractivo!
Cesto e Bola...Porque não Basquetebol?
«Chegaram as férias do Natal e alguns dos alunos foram a casa e ensinaram o novo jogo no local onde moravam. Não existiam ainda regras escritas no papel e, por isso, cada estudante jogava como se lembrava». Só em 1892, foram impressas as suas regras e se deu um nome à modalidade. Um dos alunos de James Naismith sugeriu «porque não basquetebol?». A que o docente respondeu «de facto, temos um cesto e uma bola. Parece-me um excelente nome».
O basquetebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por equipas constituídas por 5 a 12 jogadores, podendo apenas haver um máximo de 5 jogadores em campo. O objectivo principal deste jogo é introduzir a bola no cesto da outra equipa e evitar que esta marque pontos, respeitando as regras do jogo. Por cada cesto de campo convertido, a equipe soma 2 pontos, por cada triplo 3 pontos e por cada lançamento livre 1 ponto. O jogo começa com bola ao ar no circulo central. Com o evoluir da modalidade foi necessário alterar algumas coisas, para que cada vez mais o Basquetebol se tornasse num jogo rápido, dinâmico e atractivo de ser praticado e visto. Essas várias alterações levaram ás tabelas que temos hoje em dia nos nossos pavilhões, levaram à criação da área restritiva para evitar que os jogadores mais altos estivessem sempre perto do cesto tirando vantagem da sua altura, e muitas outras coisas que hoje em dia fazem parte do nosso Basquetebol.
No entanto e apesar desta constante adaptação da modalidade à sua envolvente, os 5 princípios atrás apresentados tem-se mantido sempre presentes nas regras do Basquetebol.
.....Hoje em dia o Basquetebol é um desporto mundialmente conhecido, e que movimente milhares de atletas e milhões de adeptos, estando presente em todos os continentes do Mundo e sendo orientado pela FIBA ( Federação Internacional de Basquetebol) a nível Europeu, e pela NBA(National Basketball Association) no continente norte-americano, sendo esta a mais conhecida mundialmente.