quarta-feira, 8 de abril de 2009

Qimonda alemã tirou 150 milhões

O primeiro-ministro prometeu hoje que “não atira a toalha ao chão” na busca de uma solução conjunta para recuperar a indústria da Qimonda em Vila do Conde, garantindo que o Estado português não perdeu também a esperança de recuperar os apoios concedidos à multinacional alemã. PCP chama “inocente” a Sócrates.
.
“O governo português mantém intactos todos os instrumentos para defender os seus interesses patrimoniais na Qimonda”, disse José Sócrates durante o debate quinzenal na Assembleia da República.
.
O primeiro-ministro foi questionado pelo PCP sobre a notícia avançada hoje pelo Negócios, que revelou que a Qimonda BV, "casa-mãe" da fábrica de Vila do Conde, retirou 150 milhões de euros de lucros acumulados em Portugal em Dezembro do ano passado, quando a empresa já estava em dificuldades e perto de entrar em insolvência, algo que veio a acontecer em Março).
.
“Não atiro a toalha ao chão, enquanto há vida há esperança”, sustentou Sócrates, garantindo que o governo português colocou “várias propostas em cima da mesa” para a recuperação da empresa, a ser negociada pelos governos português, federal alemão e pelo executivo regional da Saxónia.
.
“Todos perdemos a inocência”, ironizou Jerónimo de Sousa, após mostrar-se indignado com o facto de a Qimonda ter “levado para a Alemanha lucros de Portugal quando era preciso salvar empregos”.
.
IN: Jornal de Negócios, 08 Abril 2009 16:48

Sem comentários: