sexta-feira, 21 de abril de 2006

Bairro... ou não...

.....É verdade, em um dos extremos da vila de Canas de Senhorim -na Urgeiriça- descobriram-se no ano de 1900, umas manchas de terra denunciando a exitência de minérios de urânio. A esta descoberta estão ligados os nomes de António da Costa Reis, Manuel José de Albuquerque e João da Fonseca que, tendo começado por si a exploração dos filões, a entregaram depois ao Banco Burnay; posteriormente técnicos ingleses ocuparam-se da Empresa e só no início da década de 60 passou a ser explorada pelo Estado (Junta de Energia Nuclear).
.....No local da exploração construiu a empresa um bairro com mais de meia centena de casas, com parque infantil, escola primária, salão de convívio (Casa do Pessoal), campo de jogos, etc. Mais tarde 2 das casas foram adaptadas ao Jardim Escola João de Deus; com orgulho podemos afirmar o primeiro estabelecimento de ensino pré-primário do concelho.
.....Muito perto, numa quinta entre vinhedos e mimosas, surgiu uma estância de repouso agradável, muito procurada por nacionais e estrangeiros; possui um hotel de três estrelas que naquela data estava dotada de piscina, campos de ténis e de golf, podendo os hóspedes, se o preferissem, viver em pequenos chalets dependentes do hotel. Eden, antigo Primeiro-Ministro do governo britânico habitou um deles quando, em viagem de núpcias, se demorou algum tempo entre nós. A Urgeiriça deve todos esses privilégios à Natureza que a dotou de um clima ameno de média altitude, de extensas vistas sobre a Serra da Estrela e, sobretudo de um sossego que outras extãncias desejariam possuir.
Esta é a história de como nasceu o bairro...ou não... da Urgeiriça

Sem comentários: